quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

ETIQUETA NO TRÂNSITO

No contato pessoal, não é raro alguém ceder lugar em ônibus a grávidas e idosos ou deixar que o outro entre antes no elevador. Ao volante, é comum essas mesmas pessoas esquecerem tal cordialidade. Para ajudar a devolver a tranquilidade ao trânsito das grandes cidades, os motoristas precisam conhecer bem as leis e respeitá-las. No entanto, se os condutores praticarem gentilezas e mantiverem a boa educação a bordo do veículo, é possível ajudar a enfrentar as ruas sem desespero.
Não se deve tratar o trânsito como algo individual, onde só prevalece o pessoal, mas como algo coletivo, onde todos devem se conscientizar de que todos necessitam sair de um local para chegar a outro, respeitando mutuamente esse direito.

  • Antecipe-se ao trânsito 
    Ao dirigir, a atenção não deve ficar apenas no que está logo à frente, mas sim alguns (ou muitos) metros adiante. Pode haver obras, buracos, acidentes ou pessoas na pista. Se for o caso, mude de faixa assim que possível e evite travar o trânsito. Isso poupa seu tempo e o dos outros e previne acidentes, já que você se antecipa ao que vai acontecer à frente. Se for entrar à esquerda, vá para a faixa certa antes de virar. Não deixe para cruzar duas faixas de uma vez, atrapalhando o tráfego e aumentando o risco de uma colisão.
  • Em ponto morto
    Ao parar para as caronas descerem, é preciso escolher um local adequado. Não aja como se as pessoas que estão atrás de você não existissem. Encoste o carro junto ao meio-fio. Se não tiver lugar, pare mais adiante. Bloquear a via com o veículo é infração gravíssima, sujeita a multa e apreensão do veículo. Não se pode estacionar na calçada e fechar a passagem dos pedestres, ainda que seja por alguns minutos. A calçada é deles!
  • Respeite os limites do outro
    Muitas vezes o motorista que atravessou seu caminho não é mal-educado, mas sim pouco hábil ao volante. Saiba diferenciar uma atitude da outra. Ajudaria muito se as pessoas percebessem que os outros motoristas não estão tentando agredi-las. Assim fica fácil ver que uma fechada no trânsito é mais fruto da inabilidade ou da pressa do outro condutor e não um atentado contra sua dignidade. Se você não for muito bom de volante, respeite os outros: mantenha-se à direita, mesmo que você esteja no limite para aquela via. Primeiro, porque você não é fiscal de velocidade. Segundo, porque ambulâncias, policiais ou mesmo pessoas em uma situação de emergência podem querer passar.
  • Cuide bem de você
    Procure dirigir em ótimas condições de saúde e atenção. Vá ao banheiro antes, não tome remédios nem coma nada que provoque sonolência e evite fumar. Acender um cigarro à noite produz, pela claridade, uma reação de ofuscamento que precisa de 3 a 4 segundos para que a pupila volte ao normal. Com os fósforos, soma-se o perigo de brasas saltarem no rosto ou corpo, produzindo reação de autoproteção, que pode causar acidente. 
    Também não se deve consumir drogas ou bebidas antes de assumir o volante, o que todos já sabem, e nunca se deve dirigir com sono. O sono é fator comum para a ocorrência do acidente. Ao dirigir, sentiu sono? Pare e durma.
  • Concentre-se em dirigir
    Precisa ligar para alguém, ler o jornal, se maquiar? Pare o carro ou faça depois. É isso que ajuda a tornar o trânsito o caos que ele é hoje. Ao volante, concentre- se em dirigir. Mantenha as duas mãos no aro, em posição “15 para as 3”, o que facilita manobras e melhora a reação. Quem se ocupa de outras coisas, além de atrapalhar o fluxo, também corre o risco de causar acidentes. Ninguém se sente tranquilo ao escutar o celular tocar. A reação instintiva é levar a mão ao aparelho. Ao atendê-lo, desvia-se a atenção e passa-se a dirigir mecanicamente e apenas com uma mão. É um ato de extrema insegurança.
  • Respeito às sirenes
     Dar passagem a ambulâncias e outros veículos que atendem emergências é primordial. Aqueles minutinhos não significarão nada para você, mas ajudam a salvar vidas, lembrando que aproveitar o espaço deixado pelas ambulâncias para tirar vantagens sobre os demais motoristas é outro extremo da falta de educação.
  • Não banque o espertalhão Às vezes ocorrem acidentes e obstruções na estrada. Não é andando pelo acostamento ou ultrapassando os carros parados, e desrespeitando todos que tiveram a paciência de esperar, que você vai facilitar o tráfego. Ao contrário: quem esperou tende a criar confusão por ser ultrapassado por um motorista folgado. Se você errou o caminho, espere que lhe deem passagem. O mesmo vale ao estacionar em mercados, shoppings ou ruas. Se alguém já esperava pela vaga, a preferência é dele. Além de falta de educação, é péssimo exemplo para os filhos e corre o risco de virar uma briga que pode descambar para agressão física.
  • Evite a pressa
    A urgência de chegar a um encontro leva as pessoas a cometer barbaridades, como não respeitar quem esperava por uma vaga ou ultrapassar em lugar proibido. Mas uma das piores infrações mesmo é andar no acostamento. Além do prejuízo (multa de 574,62 reais mais 7 pontos), pode haver danos irreversíveis. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, 38% das mortes em estradas são causadas por atropelamentos, boa parte deles em acostamentos.
Lembre-se se você atrapalha o trânsito o maior prejudicado será você.






Nenhum comentário: