segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

AMAXOFOBIA o nome é feio, mais o problema é sério

A amaxofobia, também conhecida por "medo de dirigir", é uma sensação irreal de descontrole sobre o veículo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, é um mal que atinge 6% da população brasileira, principalmente mulheres de 30 a 65 anos de idade. O medo de fracassar vem acompanhado de uma série de pensamentos, quando o condutor visualiza estar envolvido em acidentes de trânsito. PROCURE O TRATAMENTO ADEQUADO. Quem convive com alguém que sofre disso, tenha paciência, não force a pessoa a dirigir e quando ela topar de pegar o carro tenha calma e não fique dando ordens sobre o que ela tem que fazer, já que geralmente a pessoa com amaxofobia sabe dirigir e é habilitada, o problema é o desconforto ao dirigir.
Os objetivos devem ser claros e simples. Pequenas conquistas naturalmente nos faz sentir bem e se você mantiver a regularidade, vai perceber que aos poucos essas pequenas atitudes vão se tornar hábitos saudáveis em sua rotina.
Se você não conseguir sozinho procure ajuda especializada. 
Na maioria das vezes o habilitado  que tem medo de dirigir não sofre de nenhuma fobia específica. Ele apenas sofre de desconhecimento. Isso mesmo, desconhecimento do carro, do trânsito e de todos os comandos necessários para uma direção segura e tranquila. 
Pratique, faça pequenos percursos perto de casa e depois vá ampliando a área. Se não conseguir sozinho procure um profissional experiente que possa lhe orientar na prática do trânsito.
Mais não desista de dirigir. Dirigir faz muita falta e é muito necessário.
Não tenha vergonha de dizer que não sabe ou não consegue. Vá em frente sempre!!!! 

Nenhum comentário: