terça-feira, 11 de dezembro de 2012


 Os motoristas agressivos são pessoas que apresentam pensamento do tipo egocêntrico, e estão voltadas para suas necessidades. Eles se esquecem das regras de convivência e responsabilidade social.
 Enquanto alguns condutores agem de acordo com a lei, é cada vez mais comum encontrar motoristas que usam seus veículos para impor medo, como se estivessem protegidos por uma armadura.
  No dia a dia, são esses condutores que forçam a saída do veículo da frente, fazem ultrapassagens perigosas e dirigem seus carros com velocidade acima do que é permitido por lei causam acidentes alguns até com vítimas fatais.
Com mais carros nas ruas, o trânsito se torna cada vez mais uma disputa por espaço físico e tempo. Nesta disputa, na qual surgem divergências de ideias, valores e cultura, muitos condutores movidos pela ansiedade, traçam o caminho do conflito.
Aos poucos, pessoas que passam muito tempo no trânsito podem se tornar mais explosivas.
Os motoristas que circulam nas grandes cidades brasileiras costumam se colocar na posição de sentinela prestes a enfrentar o inimigo. Qualquer comportamento considerado inadequado de outro motorista é motivo para o sangue subir à cabeça - e para o destempero que se traduz em buzinadas impacientes, "fechadas", palavras e gestos ofensivos. Muitas vezes o motorista considera intolerável uma pequena infração que ele próprio costuma cometer. Eu posso, mas os outros não podem, é o argumento - quase sempre inconsciente - nesses casos. Por trás da selva em que se transformou o trânsito repousa uma questão intrigante.
A maioria dos motoristas só se comporta de forma agressiva quando está no carro. Fora dele, são pessoas de temperamento moderado. Por que, então, perdem a compostura e se tornam feras ao volante? As explicações mais comuns para essa mudança de atitude dizem respeito à irritação causada por congestionamentos cada vez mais frequentes, à pressa e ao stress da vida moderna. Esses componentes certamente fazem parte da fúria motorizada, mas não são suficientes para justificá-la.  Um hábito que provoca perdas para todos os envolvidos, ocasionando mais stress e atritos e aumentando os riscos de acidente. Portanto:

  • Não entre no clima da irritação e das agressões;
  • Se o outro motorista está com pressa dê passagem e deixe ele seguir o seu caminho;
  • Cara feia é para quem tem fome, como diz o ditado, não se intimide e finja que não está entendendo;
  • Continue com a atenção voltada para o trânsito, não deixe que o raivoso tire a sua concentração, isso pode ser perigoso;
E por fim a melhor atitude a tomar e fingir que não está entendendo e seguir em frente com tranquilidade.Vamos manter um trânsito tranquilo com educação, respeito e gentileza. 

Nenhum comentário: