terça-feira, 13 de março de 2012

Gravidas ao volante: Pode?

A gravidez é um momento mágico para mulher. Porém gera muitas dúvidas sobre o pode ou não pode.
E uma delas é: Será que eu posso dirigir grávida? Afinal gravidez não é doença e a vida continua correndo do mesmo jeito. 
O antigo Código Brasileiro de Trânsito proíbe grávidas ao volante após o 5º mês de gestação, já o atual não faz nenhuma restrição.
A partir do 6º mês o bebê se movimenta muito, o que pode tirar a atenção da motorista. Além disto os reflexos ficam mais lentos. O aconselhável é até o 8º mês no máximo, mais o cuidado precisa ser redobrado. A grávida se preocupa muito com o bebê, a ansiedade pela proximidade do parto também atrapalha e a grávida  não foca 100% no trânsito.
Leve em conta seu estilo de vida, seu cotidiano, sua saúde física e emocional e combine com o obstetra até quando você ficará atrás do volante. E lembre-se que pegar caronas com parentes e amigos ou pegar um táxi podem ser boas opções nos meses finais. Além de não passar pelo estresse de dirigir no trânsito, caso more em uma capital, você vai descobrir que ir e vir sem pensar no carro pode ser bastante cômodo.



O cinto de segurança deve ser usado sempre e sem folgas.
Nos últimos meses, a barriga fica muito próxima do volante e, com isso, qualquer batida ou freada brusca pode ser um risco para grávida e para o bebê.
O cinto deve ser usado assim: centralize a faixa transversal entre os seios e a faixa horizontal abaixo da barriga. 
O uso incorreto do cinto pode deslocar a placenta e ser mais um risco ao bebê.
Durante a gestação, os pés podem ficar inchados. Avalie se é possível dirigir. Se for, utilize sapatos fechados para facilitar.
Evite dirigir sem comer, pois a hipoglicemia pode causar tontura, desatenção e sonolência no volante.
Em veículos com airbag, afaste o banco o máximo possível, mas que você consiga alcançar o volante e os pedais do carro de forma adequada.
Com relação ao banco, a grávida deve deixar a barriga o mais distante possível da direção.
E lembre-se sempre, independente da distância que você vai percorrer de carro, dirigindo ou não, use SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA. E boa viagem!!!!

Nenhum comentário: